6 de maio de 2014

A importância do backup (e de uma boa ferramenta de recuperação de dados)!

Eu trabalho - profissionalmente legalizado - há 14 anos. Com TI, há uns 10. Nesse tempo todo nessa vital indústria eu presenciei todo o tipo de catástrofe que envolve perda de dados: desde uma cachoeira dentro de um datacenter até a pessoas que apagaram conteúdos vitais somente porque acharam uma pasta chamada "não apagar" muito estranha. Ignorância à parte, acidentes acontecem e o velho Murphy sabia o que dizia quando postulou a famosa lei.

No meu trabalho sempre temos a prerrogativa de que essa lei tem especial aplicação com nosso cotidiano. Verdade. Nunca vi um lugar onde, pelo menos uma vez por dia, aconteça algo que nos lembre o quanto é importante proteger o fiofó.

Sabe aquele momento onde tudo pode dar errado? É, ontem foi a minha vez.

Sou usuário de produtos da Apple, mas devo admitir que nem todos são exemplos de disponibilidade e confiabilidade. O Time Capsule que o diga. É lento, limitado e falho, mas é um roteador sem fio com um hard disk server grade interno que mantém todos os seus backups organizados e seguros. #ironicmodeon.

De vez em quando aquela caixa maldita dos infernos resolve que o volume de backup mudou seu identificador e que será necessário fazer um novo backup completo da sua máquina. E quando isso acontece não tem jeito: tem-se que fazer um novo backup completo. O seu backup anterior não vale de mais nada e não há nada que se possa fazer a não ser um novo backup completo.

Mas não é só um novo backup completo. Se não apagar o HD interno dessa piada de mau gosto do mundo tecnológico, esse novo backup completo simplesmente nunca completa. Acreditem: já estou no segundo Time Capsule. Troquei o primeiro porque acontecia exatamente a mesma coisa.

Ok, estou exagerando. É só fazer um apagamento completo do HD do Time Capsule e um novo backup completo. Seria simples se isso não demorasse uma eternidade. E para variar isso aconteceu faltando 30 minutos para sair de casa para o trabalho.

Para não ficar desprotegido decidi atualizar o backup do trabalho com um HD externo USB 3.0. Bem mais rápido e confiável. Só tem um problema: Murphy.

Estava no trabalho, backup em algo que calculo fossem 90%. Vem um filho de uma senhora que troca favores por dinheiro e chuta a fonte do HD externo. Como o bicho estava criptografado, corrompeu todo o meu backup. Ok, xingo a mãe do sujeito enquanto vou verificar como estava o HD. Inacessível, só para constar. Uma nova formatação seria necessária.

Olha só como Murphy ri da nossa desgraça e ainda coloca o dedo na ferida: abro o Disk Utility para formatar o HD externo e enquanto o sacripanta está pedindo milhões de desculpas (ele teve motivo para ficar com esse peso todo na consciência) eu estou tentando continuar com a minha árdua tarefa de fazer meu backup. Com toda essa distração seleciono o HD. Formato. Qual o HD formatado? Isso mesmo.

Meu Macbook Pro tem dois discos dentro. Um para sistema e programas e outro para dados. Apaguei todos os meus dados. Uma vida inteira de informações foram para o saco porque o indivíduo estava me distraindo. Sabe aquele momento em que você tem vontade de jogar o cara da janela do quarto andar? Tinha grades nas janelas...

Enfim, eu tenho sempre um backup em casa no Time Capsule e um backup no trabalho em HD externo. O de casa a Apple decidiu que não era mais válido e o do trabalho foi pro saco porque um filho de uma égua decidiu passar onde ninguém passa. E eu formato o HD errado nesse meio tempo. Tudo isso num intervalo de menos de 3 horas.

Por isso, se aceitam alguns conselhos:
1- Tenham sempre dois backups dos seus dados em dois locais diferentes;
2- Se decidirem usar um Time Capsule é melhor considerar o terceiro backup;
3- Se trabalhar com idiotas guarde um dos backups com sua mãe. Estará mais seguro, posso garantir;
4- Nunca atualize um backup perto de idiotas;
5- Nunca formate um HD no momento em que um idiota estiver te distraindo e;
6- Nunca utilize um HD externo com alimentação externa para backups.

Mas se tudo isso aí de cima falhar (acreditem, vai falhar), é melhor você ter uma camada extra de proteção. Um software de recuperação de dados apagados.

Hoje eu pude experimentar algo que realmente funciona por bruxaria: Disk Drill. Sim, essa peça de software escrita com magia, sangue de sereia e lágrimas de unicórnio conseguiu recuperar 99,5% dos meus dados. Isso não é a grande coisa em si porque softwares desse tipo existem há anos. O grande diferencial foi o tempo necessário para isso: em apenas duas horas eu tinha recuperado mais de 300 GB de informação com uma taxa de perda de 0,5%. Os únicos dados que perdi foram algumas fotos da biblioteca do iPhoto o que, no cenário em que eu estava, com controles financeiros e dados de trabalho perdidos, uma edição de vídeo para entregar e algumas centenas de dólares em softwares - e suas chaves - guardados ali, eu considero desprezível. Algo como cantores de funk.

Então este post é sim uma propaganda: tenham sempre, além dos backups, um software de recuperação de dados apagados acidentalmente, você nunca saberá quando precisará deles. E quem usa Mac, o Disk Drill é uma excelente pedida. O valor de US$ 80 do programinha é troco de pinga quando ele demonstra que pode recuperar os seus dados de forma eficiente e rápida. Tony Stark e seu J.A.R.V.I.S. ficariam com inveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário