28 de novembro de 2013

Hacker sequestra seus dados, cobra o resgate mas não se aproveita da variação cambial

A nova onda de ataques cibernéticos nos EUA (e possivelmente vá para o resto do mundo) atende pelo nome de CryptoLocker. Essa praga, disseminada por links em e-mails (sim, ainda há pessoas que abrem e-mails de desconhecidos porque nele está escrito que depositarão alguns trocados na conta), “sequestra” o computador do usuário aplicando uma criptografia nos arquivos e mostrando uma mensagem que o infeliz precisa depositar 300 obamas para ter seus dados de volta. Há um tempo para fazer isso e após o tempo expirado a chave que faz a decodificação dos dados é apagada do servidor remoto tornando assim impossível recuperar os dados sequestrados.

O preço na data de “lançamento” da praga era de 300 obamas podendo ser pago por BitCoins, aquela moeda virtual que para conseguir custa mais do que ela vale. Essa coisa é cotada sabe-se lá papai do céu como e quando o CryptoLocker começou a ser difundida valia uns 200 obamas, o que quer dizer que o custo para ter os dados de volta era de 1,5 BitCoins.

Agora vem a coisa mais espetacular que já vi: hacker bom é aquele que mantém os seus princípios! Não há sequer uma boa intenção por trás do CryptoLocker porém… A cotação do BitCoin era, da última vez que consultei, mais de 700 obamas. O que os harckers fizeram? Atualizaram o CryptoLocker para cobrar 0,5 BitCoin pelo resgate. Isso mesmo: baixaram o valor em BitCoins cobrado pelo resgate para MEIO BitCoin o que hoje equivale a 350 obamas. Legais não?

Agora eu me pergunto: Porque a Apple e a Sony não tomam umas aulas sobre finanças com esses caras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário