8 de setembro de 2011

Netflix chega ao Brasil

Essa notícia é pra quem gosta de filmes e séries mas não quer pagar uma fortuna para ter a Net ou a Sky em casa: o Netflix, serviço de aluguel de filmes por streaming acabou de ser inaugurado no Brasil, com um valor bastante interessante: R$ 15,00 mensais.

Diferente do serviço prestado nos EUA (onde há o envio de DVDs pelo correio também), aqui no Brasil o serviço será restrito a assistir o conteúdo que você quiser, na hora que você quiser, quantas vezes você quiser, pagando apenas a assinatura mensal e a única exigência é uma conexão de internet de 0,5Mbps. Achei pouco, mas os caras dizem que é o suficiente. Eu pensaria em 1Mbps pra começar.

O Netflix Brasil começa compatível com as plataformas Nintendo Wii, Sony Playstation 3, Windows, Mac OS X, Samsung SmarTV e Western Digital TV Live Plus, todos comercializados oficialmente no país. Xbox 360, iPhone e iPad ficaram de fora do lançamento, mas o suporte está prometido para este ano ainda.

O grande diferencial do Netflix contra os serviços de TV por assinatura convencionais está presente apenas para aqueles que querem assistir filmes e séries. No Netflix você contará com uma vasta videoteca e poderá escolher o que quer assistir sem ter que esperar pela hora do filme/série. A qualidade do vídeo não será superior à Net HD ou mesmo a Sky HD, mas por R$15,00 reais mensais, um serviço que transfere o conteúdo pela internet, não dá pra exigir altíssima qualidade. Mesmo assim, acho que as operadoras de TV por assinatura devem começar a se mexer, porque o valor “social” cobrado é convidativo.

Social aparece entre aspas porque o custo do Netflix não está sozinho. Você precisa de uma forma de acesso à internet, que no Brasil ainda é muito caro. Ainda podemos ter problemas com operadoras concorrentes que operam serviços de internet também (Net, alguém?) bloqueando dificultando o acesso à rede da Netflix. Algo muito parecido com o que ocorre quando se tenta acessar a rede Torrent ou a rede Kad (emule e afins) com a justificativa mais esdrúxula possível: “o acesso a esses serviços congestiona a rede e prejudica parte dos usuários que tem sua velocidade reduzida em virtude desse congestionamento”. Tá bom…

De qualquer maneira, o Netflix Brasil ainda dá mais uma vantagem: um mês de graça para testar o serviço. Vale a pena conferir! Eu recomendo.

Um comentário:

  1. Que maneiro!!! vou conferir. "Onde há concorrência, não há tempo a perder"

    ResponderExcluir