28 de setembro de 2011

A Lenovo lança o ThinkPad X1

Todos vocês sabem que o foco no blog não é fazer propaganda de nenhum produto, mas quando vamos falar de tecnologia não podemos deixar de citar algum. No caso desse post em específico quero tratar do novo ThinkPad X1 da Lenovo, mais focado no que ele traz de novidades úteis para o mundo dos portáteis do que na configuração do brinquedo.

Para começar, tenho que fazer uma volta ao passado. A linha de notebooks ThinkPad teve sua estréia sob os cuidados da IBM quando esta ainda fabricava PCs com foco no mercado doméstico. Apesar de estar classificado nessa linha, os ThinkPad nunca foram, digamos, domésticos. Primeiro pelo preço, porque geralmente custava o dobro do valor dos concorrentes diretos e segundo porque os diferenciais desses aparelhos não eram atrativos para os meros mortais.

Para começar, temos um gabinete fabricado com liga de magnésio, uma liga metálica resistente e leve. Quando fechado, pode-se dizer que esses aparelhos são praticamente indestrutíveis. A IBM ficou famosa pelos vídeos em que submetia esses aparelhos à condições extremas como ser atropelado por um automóvel compacto e continuar funcionando. Infelizmente um vídeo antigo que não consegui encontrar para ilustrar esse post. Vídeos como esse da Lenovo não são difíceis, mas o da IBM (em 2004) impressiona pelo fato de simplesmente ninguém naquela época acreditar na possiblidade.

Depois que a Lenovo comprou a divisão de PCs da IBM, muita coisa mudou. A linha Aptiva saiu do mercado para dar espaço aos ThinkCentre, desktops da Lenovo que nunca decolaram. Ela criou várias linhas de notebooks como os Série X (qualquer letra do alfabeto se aplica no lugar do X) e os IdeaPad, mas a jóia da coroa permanece os ThinkPad que nunca foram tirados de linha.

Porque o X1 é tão especial? Ele traz a herança de robustez que a IBM aplicou a estes aparelhos com mais alguns recursos que são muito interessantes para computadores que são usados no limite: o já citado gabinete de liga de magnésio, tela fabricada com Gorilla Glass, teclado à prova de água, armazenamento de estado sólido, dobradiças de metal ultra resistentes, retro iluminação das teclas. Tudo isso em um aparelho com 1,69kg apenas.

Para quem não está acreditando, o vídeo abaixo é auto-explicativo.


E o cara ainda joga Angry Birds depois da queda… será que ele está sugerindo algo?

Por acaso se você pensou “mas com ele fechado é fácil, quero ver se a tela aguenta o tranco!” pode começar a rever os seus conceitos sobre resistência da tela porque ela é capaz de sobreviver aos mais ignorantes representantes da espécie humana:


Infelizmente não encontrei um vídeo que demonstre o teclado à prova de água, mas tem fotos na web demonstrando esse recurso:


Logicamente, esse tipo de computador tem público alvo muito restrito. Não deixa de ser uma boa opção para os mais estabanados ou mesmo os que exigem disponibilidade total do equipamento, mas paga-se o preço pelo diferencial: A partir de R$ 4020,14 na configuração mais básica.

Alguém conhece máquina de fabricação em série mais resistente?

PS.: Apesar de eu ser um usuário de produtos da Apple, fiz questão de escrever este post com um outro computador que tenho em casa, um ThinkPad X31, fabricado pela IBM (antes da venda para a Lenovo), digamos um bisavô do X1 recém lançado. Puro saudosismo é claro, mas não poderia deixar de comentar isso, porque é um computador fabricado em 2004 e ainda totalmente operacional. Tarefa para poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário