13 de julho de 2009

Redes sem fio: a facilidade pode virar dor de cabeça!

Amigos, quem nunca pensou em montar uma rede sem fios para se livrar daquele monte de cabos de rede passando pelos cantos dos cômodos da sua casa?

O blogueiro que aqui está não só pensou como fez. Basta um roteador wifi. Seus problemas se acabaram?

Na verdade não. Como nada na vida é simples, problemas podem ocorrer. Não estou me referindo à segurança dos dados porque isso já foi amplamente discutido na internet. Criaram criptografia de dados (WEP, WPA, WPA2) e até filtros por MAC Address para impedir a bisbilhotice alheia na sua rede. Quando digo que problemas podem ocorrer, me refiro ao espectro. As redes sem fio trabalham em faixas de frequência que "não" são reguladas pela ANATEL.

Quando compramos qualquer aparelho sem fio nacinal (ou melhor, nacionalizado) ele traz um selo da ANATEL que informa mais ou menos isso: "este aparelho não deve causar interferências em outros aparelhos e este aparelho pode sofrer interferências de outros aparelhos". Mas pensem comigo: se ele não pode causar interferência, outros também não poderiam! O problema é que existem classes de aparelhos. E os equipamentos sem fio dedicados para uso doméstico são os da classe mais baixa, isso quer dizer, podem sofrer interferência causada por aparelhos de classe mais alta e de classe baixa também!

Pode simplesmente acontecer com qualquer um de nós o seguinte fato: nossa rede sem fio ficar indisponível ou então muito lenta sem uma explicação aparente. Vou relatar uma experiência que ocorreu comigo, há uns dois meses...

Minha digníssima decidiu que queria um telefone sem fio com identificador de chamadas. Nada mau. Pesquisamos na internet e escolhemos o modelo que melhor nos atendia (e que cabia no nosso orçamento). Fomos até a loja e efetuamos a compra.

Eu cheguei em casa, instalei o bichinho, deixei carregando e fiz alguns testes para saber se tudo estava em ordem. Ótimo. Comecei a reparar, logicamente depois de algum tempo, que minha rede sem fio estava caindo com frequência. Achei que minha placa wifi do notebook estava partindo dessa para uma melhor. Qual não foi a surpresa ao receber a informação da minha esposa que sua conexão também estava caindo. Surpresa boa e ruim, porque se não era a minha placa wifi, era o roteador, recém terminada a garantia.

Depois de alguns dias de fuça-fuça, percebi que o problema somente acontecia quando usava o telefone. Foi quando o blogueiro olhou para o aparelho e nota a seguinte marca no monofone: "2,4 GHz". Para resolver o problema, troquei a rede sem fio de canal. estava usando o canal 1 (frequência mais baixa na faixa de 2,4 GHz) pelo canal 13 (quase a frequência mais alta da mesma faixa). O telefone sem fio não trazia a informação de qual canal estava usando e como minha rede usava o canal 1, fui para o mais alto que placas wifi suportavam. O grande problema que aconteceu foi que o roteador e muito menos o telefone tinham função de auto-ajuste de frequência em caso de ocupação do espectro.

Isso é muito comum. A maioria dos equipamentos simplesmente não fazem isso. Você, caro leitor, deverá ter cuidado no momento de comprar equipamentos sem fio para não ter problemas. Eu tive sorte, só isso. Mas agora não posso ter mais nada na referida faixa de frequência. E tenho que torcer para que meus vizinhos mais próximos não usem nada nessa faixa também.

E quanto àquele selinho da ANATEL? Trata-se de uma mera formalidade somente para informar aos brasileiros de que aquele aparelho entrou no país de forma oficial. Porque se fizessem testes de verdade, o meu telefone jamais teria um selo que informa a impossibilidade de causar interferência em outros equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário