9 de julho de 2009

Netbooks: tendência ou moda passageira?

Durante o último ano eu presenciei um movimento bastante interessante: alguns amigos e colegas de trabalho trocaram seus notebooks por netbooks.

Para definir: segundo a Microsoft, um netbook (ou UMPC - ultra mobile PC - PC ultra móvel) é um computador móvel com tela até 10,2 polegadas, processador de baixo consumo de energia, rede wireless (wifi), autonomia de bateria superior a 3 horas e baixo custo (o que seria baixo custo para a Microsoft?). Porque usei a definição da Microsoft apesar dela mesma somente apoiar estes aparelhos muito tempo depois do surgimento? Simples: foi a única empresa que decidiu definir esses aparelhos por motivos comerciais que envolvem o licenciamento do Windows (curiosidade: o Windows XP Home Edition está saindo para os fabricantes de netbooks por 15 dólares! - só a Microsoft para ganhar dinheiro com um produto que já saiu de linha).

Num primeiro momento eu simplesmente não consegui entender como alguém com um mínimo de sanidade trocaria uma tela grande e confortável por uma pequena tela de 7 polegadas. Sem falar no ínfimo espaço em disco (na verdade não eram discos, mas SSDs - solid state disks - discos de estado sólido, ou seja, cartões de memória super nutridos) que mal dava para ter o sistema operacional instalado.

O que o ignorante blogueiro que aqui está não havia notado é que aquelas pessoas não estavam preocupadas com desempenho invejável ou com a possibilidade de ter toda a áudioteca do Michael Jackson junto de si. Estas pessoas estavam interessadas em ter um meio de acessar a internet, de forma realmente móvel, coisa que os telefones celulares ainda não conseguiram fazer de forma satisfatória. E esses bichinhos tem uma duração de bateria invejável. Ficar cinco horas conectado à internet - sem fios - é uma proeza!

Hoje temos modelos muito bons, quase comparáveis à notebooks normais. Processadores "potentes", telas de 10 polegadas, discos (agora sim, convencionais) de 120 GB pra lá. Bateria com boa autonomia (alguns desses pequenos notáveis chegam a 4 horas, como o Positivo Mobo White) que nos fazem pensar até em aposentar os notebooks. O tamanho e a forma de fabricação ultra compacta não permite colocar um leitor de DVD nesses brinquedos, uma pena pelo menos por enquanto. Mas nada que um drive USB externo não resolva.

Eu, depois de me despir da ignorância inicial, até comprei um, para uso profissional quando fora de casa. Achei que seria uma maquininha quebra galho por causa da baixa performance. Quando liguei o meu pela primeira vez percebi que de baixa a performance não tinha nada. Ainda estou tentando entender como o meu netbook, com processador Intel Atom de 1,6GHz consegue carregar o Windows XP tão rápido quanto o meu notebook, um Core 2 Duo (que tem 2GB de RAM - o dobro de RAM que o netbook - e com HD de 7200 RPM - o do netbook é de 5400 RPM). Não pretendo filosofar sobre o fato. O que pretendo dizer é que o netbook acabou transformando-se no meu PC principal. Somente uso o notebook quando preciso ler ou gravar mídias óticas e para ver fotos (coisa que na tela de 10 polegadas no netbook fica desconfortável).

Lembram da pergunta título do post? Minha humilde resposta é: tendência. O leitor deve estar se perguntando: na opinião do blogueiro, pra que serve um notebook então? Eu acredito que a tendência é do notebook substituir o desktop. Notebooks consomem menos energia, ocupam menos espaço, não irão sofrer com quedas de energia devido a ter uma bateria que o sustentará por aproximadamente 2 horas, estão com preços compatíveis a desktops e devido à sua popularização já é possível encontrar vários tipos de acessórios no formato Express Card. Eu acredito que os desktops irão ocupar apenas o espaço profissional, aqueles que precisam realmente de um hardware muito específico, que exija uma montagem personalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário