22 de abril de 2007

Atendendo a pedidos 1 - Feeds

O leitor Carlos Zev do Nas Linhas, deixou um comentário solicitando um post sobre Feeds. Então este será o assunto do post "Atendendo a pedidos 1", uma série de posts falando sobre pedidos dos visitantes.

Os Feeds são pura e simplesmente listas que contém as atualizações de um determinado site. Vamos tomar por exemplo o "Tecnologia dia-a-dia". O Feed do "Tecnologia dia a dia" traz as atualizações que faço no site. Assim o usuário não precisa visitar o site para verificar se há atualizações. No seu leitor de Feeds haverá um aviso que o site teve seu conteúdo atualizado e exibirá para o usuário as atualizações.

Existem diversas formas de exibição dos Feeds. Estes podem trazer apenas os assuntos das atualizações, podem trazer uma sinopse ou mesmo o assunto na íntegra. No caso desse blog aqui você receberá todo o post. Os comentários por sua vez exigem a visita ao blog.

Os Feeds também podem ser usados para distribuir conteúdo de áudio para que você possa ouvir no seu computador ou MP3 Player. A esse tipo especial de Feed damos o nome de Podcast.

Exemplos de leitores de Feeds são o Windows Internet Explorer 7, o Mozilla Firefox, o Mozilla Thunderbird e o Google Reader somente para citar alguns.

Existem vários formatos de Feeds, mas dois acabam se destacando mais por serem mais usados. O formato RSS (Really Simple Syndication - agregação realmente simples - se meu inglês não estiver me traindo) que é uma variante da linguagem XML e o ATOM (não é uma sigla) que, apesar de também ser baseado em liguagem XML é muito mais sofisticado pois trata-se de um aprimoramento do RSS.

Então agora que está explicado o que são Feeds, não deixe de comentar se o "Atendendo a pedidos" atingiu sua meta de trazer, de forma simplificada, informações sobre os pedidos dos leitores.

2 comentários:

  1. Alan,

    sensacional!
    Obrigado mesmo!
    Fiquei só com uma dúvida como receber os feeds?

    Abraços.
    http://erotico.blog-se.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Falae Alan !
    Agora também virou blogueiro ?!
    Muito interessante o seu blog ! Gostei muito do material.

    Um abraço,
    Ricardo.

    ResponderExcluir