7 de setembro de 2011

Recall do Honda CR-Z

A montadora japonesa Honda anunciou nesta semana que fará o recall de pelo menos 80 mil unidades do híbrido CR-Z. Mas o que essa notícia tem haver com o Tecnologia dia-a-dia?

Tudo. Vamos primeiro explicar o recall: A Honda descobriu uma falha no software de comando do motor elétrico do CR-Z que pode, numa condição de bateria fraca, fazer com que o carro se desloque em um sentido contrário ao selecionado na alavanca de marchas, ocasionando acidentes. A falha é causada por um bug no software de gerenciamento do sentido do motor elétrico e por isso é assunto do blog.

Apesar de ser um problema grave, a montadora em questão afirma que trata-se de uma possibilidade e que nenhum acidente desse tipo foi registrado mas que o upgrade do software de gerenciamento do sentido do motor elétrico é extremamente recomendado aos proprietários do CR-Z. Esse upgrade leva em torno de 30 minutos nas concessionárias da marca.

Agora vamos discutir o assunto: na década de 90 a indústria automobilística começou uma substituição de componentes mecânicos dos automóveis por componentes eletrônicos com o objetivo de melhorar a performance dos carros, torná-los mais robustos e monitorar seu funcionamento. Sou a favor desses avanços tecnológicos nos automóveis, mas faço parte da minoria. Infelizmente a grande maioria dos usuários de automóveis no Brasil reclama, diz que não presta e torce o nariz para carros com componentes eletrônicos e o problema é cultural. Brasileiro não faz revisões periódicas muito menos manutenção preventiva, levando o carro para consertar somente quando algo quebra. Agora vem o pior: só leva o carro para consertar nas oficinais menos qualificadas para trabalhar com carros que tem componentes eletrônicos e os mecânicos lá presentes, que não se qualificaram ou estudaram para trabalhar com carros mais modernos só sabem falar mal das evoluções da indústria, deixando a má fama injustificada.

Evoluções como o sistema de freios ABS, motores Flex, Air Bags, controle de estabilidade, injeção eletrônica somente formam possíveis graças ao emprego de componentes tecnológicos aplicados aos automóveis. Esses componentes são controlados por computador que trazem programas específicos executados para gerenciar todos esses recursos. São dezenas de sensores captando o comportamento do carro e ajustando o mesmo para que a direção seja mais segura e confortável, consumindo a menor quantidade possível de combustível e entregando a maior performance possível. Como toda nova tecnologia que surge, temos problemas, como o apresentado pelo CR-Z, mas o resultado final é bom. Antigamente um problema no carburador do carro o tornava difícil de dirigir. Hoje, um problema no sistema de injeção eletrônica do carro habilita um modo de emergência, indicando no painel do carro que um problema ocorreu, mas na maioria das vezes o carro continua funcionando de forma aparentemente normal. O sistema foi pensado para que, em caso de problema, o carro permaneça funcionando da forma mais normal possível para que o condutor não fique à pé no meio da estrada, por exemplo.

O caso do CR-Z é somente um pequeno problema de uma grande evolução tecnológica que ainda estamos vivenciando. Ainda acredito que, no futuro, teremos carros tão avançados que o motorista será um opcional de série.

Em tempo: caso algum leitor seja o feliz proprietário de um CR-Z, verifique com a Honda se o seu modelo precisa passar pelo recall.

Um comentário:

  1. Muito bom ler seu blog. Muitas informações pertinentes que eu só teria o conhecimento por aqui mesmo. Gracias

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