30 de setembro de 2010

Sony versus Microsoft (PS3 versus XBOX360) é o mesmo que Update versus Service Pack

Amigos leitores,
Hoje o post que trago é um pouco diferente porque não foi editado por mim. Quem escreve o post é um amigo, o Marcos César, que já fez parte da equipe do “Tecnologia dia-a-dia”. Ele vem enfrentando um martírio e eu decidi abrir o espaço para que ele pudesse falar sobre o seu caso.
Observe que as opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor do texto. Para quem quiser conhecer um pouco mais do Marcos, pode visitar ele em O Brasilista.
----
As duas empresas investem pesado em tecnologia, mas uma tem muita experiência em hardware e a outra em software. Nem preciso dizer quem é quem. A Microsoft por falta de experiência em hardware fez seus consumidores sofrerem muito com os primeiros consoles com problema de aquecimento, não que o PS3 não apresentasse problemas também, mas o XBOX360 era muito freqüente os casos. Tanto que muitos suportes paralelos surgiram fazendo nova soldagem das memórias e etc.. No exterior ocorreram muitos recalls por conta dessa falha de hardware.
O Hardware é meio ingrato porque só pode ser resolvido com a troca daquilo que está defeituoso.
A Sony tem muito menos problemas de Hardware, mas os seus consumidores sofrem muito com os engenheiros de software e sistemas desta empresa. Atualmente (final de setembro de 2010) temos a versão de Update 3.50 que promete novas funcionalidades, a principal delas é a reprodução de mídias bluray em 3D.
Eis o momento de diferenciar Update de Service Pack. A Sony gera novos Updates, mas não consegue efetuar bem as correções, pois, update é deixar o sistema atualizado para novas tarefas e funcionalidades. Service Pack corrige falhas de sistema. Também existe Hotfix e etc, mas vamos nos deter a esses dois termos.
Vou relatar minha experiência com o PS3. No inicio de 2010 comprei um PS3 importado com a versão 3.22 de firmware. Liguei no meu sistema Sony de Home Theater DDW-7000, conhecido com Muteki. Tudo era alegria, afinal eu tinha um videogame/bluray player de 7.2 em um Home Theater 7.2. Daí surgiu um update que entre outras novas funções tornava possíveis jogos em 3D, apesar de não estar em uso tal funcionalidade, as demais que foram implementadas funcionaram bem.  Mais um tempo passou e surgiu o update 3.40 em Junho de 2010 e começou minha tristeza. A versão 3.40, através do protocolo HDCP (High Definition Copy Protection) passou a não reconhecer o Home Theater da própria Sony e por isso, pela “desconfiança” do protocolo, simplesmente passou a inibir vídeo e áudio da saída HDMI quando exibindo jogos e filmes através do Muteki (conclusão minha depois de minhas pesquisas).
Entrei em contato com o suporte da Sony do Brasil, mas naquele momento não tínhamos PS3 nacional e o meu é importado. Fiquei entregue a minha própria sorte.
Em Julho de 2010 surgiu a versão 3.41, sem ter o que perder fiz a atualização, eis que o problema de inibir some e fico mais feliz até jogar Guitar Hero 5 onde os gráficos dos personagens foram substituídos por uma gráfico de ondas de som, ou seja, perdi a funcionalidade de um jogo. Depois surgiu o update 3.42 que resolveu o problema do Guitar Hero 5, mas voltei a ter problema com o Muteki. Surge agora o Update 3.50 que oferece suporte a reprodução 3D de filmes e tira o acesso de joysticks não oficiais Sony, o que incomodou muita gente (eu,particularmente, só uso produtos PS3 Sony).
Eu estou muito incomodado porque tenho um PS3 (Sony) com um Home Theater DDW-7000 (Sony) que por uma falha de programação da Sony pararam de se comunicar. Eu entendo o lado da Sony de tirar o suporte de produtos não-Sony, mas como explicar tirar suporte de um produto Sony?
Entrei em contato com a Sony do Brasil e fiz o seguinte questionamento técnico: “Se eu comprar um PS3 Nacional vou poder tê-lo atualizado sem problemas com o Muteki?”
Pasmem, o suporte nacional não garante as funcionalidades pós-atualização oficial mesmo que o PS3 seja também nacional. Um vexame!
Eu era muito crítico da Microsoft por conta das falhas do Windows, mas temos que entender que o Windows é pau para toda obra, que quero dizer que qualquer máquina atual ele tem que atender. O MAC OS só roda em máquina produzidas pela Apple, um cenário bem diferente. O Sistema que roda no XBOX360 é Microsoft e quase não apresenta problema de software.
A Sony só tem uma plataforma atualmente, a PS3. Não é admissível ela falhar tanto. O que agrava a situação é ida e vinda do mesmo problema, sendo o problema relativo a um dispositivo topo de linha da mesma empresa!
Eu estou aguardando uma solução definitiva. Se não surgir, vou zerar meus ótimos conceitos sobre a Sony. Entre uma empresa e outra eu dou os parabéns para LG pelo ótimo custo/benefício, pois minha TV LG recebe o sinal 5.1 do PS3 via HDMI e coloca pela saída ótica os mesmos 5.1 para o Muteki, corrigindo o problema conforme as possibilidades, afinal, o protocolo S/PDIF (Sony / Philips Digital Interface) só permite canais em até 5.1. Por enquanto estou perdendo dois canais do meu sistema.
Não sei se toda TV oferece essa possibilidade, mas é o paliativo para o problema de conflito da Sony com ela mesma.
Como a Sony é japonesa, acho que está faltando Samurai na Engenharia de Software deles.
Marcos César
Técnico em Eletrônica.

Um comentário:

  1. Sou mais trocar meu PS3 Slim 120 GB por um Nintendo Wii do que pelo XBOSTA 360!!!

    ResponderExcluir