29 de agosto de 2009

Internet na TV

Quando o Governo decidiu pelo padrão de modulação de TV digital, uma das promessas era o acesso à internet em alta velocidade pela televisão. Estamos com dois anos de adoção do sistema japonês e nem a interatividade chegou. Imagina quanto tempo vai levar para a internet povoar os lares brasileiros…

Na quinta-feira 27/08 eu estive na SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – e participei parcialmente de um painel promovido pela Samsung, Terra e Globo.com. O nome do painel era “ TV Broadband”. Eu chamaria o painel de Internet na TV. Vou explicar: o painel, apesar de me parecer uma grande propaganda da LED TV da Samsung, mostrou que a fabricante não está disposta a esperar que o modelo brasileiro traga a internet para a tela. Em acordo firmado entre o Portal Terra e a Samsung, quem possuir um LED TV, que traz recursos de conectividade sem fio e por cabo, pode acessar conteúdos exclusivos daquele portal, através de um menu do aparelho dedicado para isso. A TV tem um menu de widgets que permite instalar vários desses micro-programinhas para ter acesso às informações que o usuário decidir. Por exemplo: quer a previsão do tempo? Instale o widget “Previsão do tempo”. Últimas notícias? a mesma coisa.

Nesse momento, a coisa parece muito simples, mas note que o Terra tem um serviço chamado Terra TV. Seria essa a oportunidade de termos vídeos via internet na tela da TV? Acredito que não. Quem pagaria R$ 5000,00 para ter uma TV de alta definição e assistir vídeos via internet em baixa qualidade? Lembrando que toda a infra-estrutura deve pré existir para que o aparelho se conecte à internet, seja uma rede sem fios ou cabeada. Nada de internet pelo sinal de TV digital.

Pode-se pagar algo como R$ 1500,00 reais e comprar um notebook mediano que faz a mesma coisa. E ainda navega em páginas, coisa que a LED TV não faz. O produto é sem dúvida muito bom e traz um recurso diferencial para os consumidores, mas eu gostaria mais de ter um disco rígido dentro dela e poder gravar meus programas para assistir depois, coisa que a LG TimeMachine Digital faz. E pelo preço que a Samsung está cobrando pela LED TV, quase compro duas TimeMachine Digital…

Penso que, a curto prazo, o futuro será a TV sendo exibida pela internet e não a TV exibindo recursos de internet. Posso estar errado, mas para quê ver a previsão do tempo ou últimas notícias na tela da TV se posso conseguir isso no celular?

E por falar em celular, onde estão os celulares com TV digital? Somente lembro de um, da Samsung! Seria a velha estratégia de “atirar para todos os lados”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário