18 de abril de 2007

TV de alta definição a caminho

Amigos, antes de falar em TV de alta definição, precisamos primeiro definir o que é TV de definição padrão. TV de definição padrão é o que temos hoje na nossa casa. Um sinal de TV de definição padrão pode ter resoluções de 525 linhas (NTSC) ou 625 linhas (PAL). No caso do Brasil o PAL-M traz particularidades como resolução de 525 linhas e trabalha com 30 quadros por segundo.

Este sinal de TV, hoje, passou a ser definido como SDTV (Standard Definition TeleVision) por se tratar de definição padrão. Já a alta definição é chamada de HDTV (High Definition TeleVision).

Para falar de HDTV temos que falar de TV Digital. A TV Digital tem por objetivo substituir o sinal analógico por um sinal em que se possa codificar bits. A explicação sobre esses bits fica para um post futuro, pois na verdade precisa ser tratada com muito mais atenção.

Um canal de TV Digital pode comportar um sinal de HDTV ou vários de SDTV (a quantidade de sinais SDTV vai ser ditada pela compressão utilizada). Isso quer dizer que o sinal digital não é obrigatoriamente de alta definição.

O número de linhas de resolução do HDTV pode variar. Sinais 720P (720 linhas com atualização progressiva - Progressive) já são considerados HDTV. Podemos ter sinais 1080i (1080 linhas com atualização entrelaçada - Interlaced) e 1080P (1080 linhas com atualização progressiva - Progressive). Sinais entrelaçados atualizam linhas pares em um momento e linhas ímpares no momento seguinte. Sinais progressivos atualizam todas as linhas em um único momento, aumentando a "fluidez" desse vídeo.

O que você, amigo leitor, deve estar perguntando é: "O que este post tem de ligação com o que fala sobre discos de alta definição? A resposta é simples: Tudo.

Como você poderia tirar proveito de tudo o que aqueles disquinhos oferecem em termos de qualidade de imagem? Usando uma TV que suportasse esses recursos de vídeos HDTV. E como o Brasil definiu seu padrão de modulação digital, esses televisores já começam a inundar as prateleiras dos grandes varejistas. É nesse ponto que nós, meros consumidores, temos que nos atentar.

Apesar dos televisores suportarem esta chamada "alta definição", o que temos hoje são televisores que suportam sinais HDTV através de suas entradas de vídeo (aquelas que ficam na traseira do aparelho) mas que não podem receber sinais de TV digital. Isso porque eles não têm o sintonizador digital, o que obrigará ao usuário dessas maravilhas a comprar aquele setup box (a caixinha que lembra os conversores de UHF). Eu acredito que televisores com sintonizador digital só chegarão ao mercado quando a transmissão digital começar oficialmente.

O investimento em uma TV compatível com HDTV mas que em suma só funciona com sinais HDTV se a fonte do sinal for um player de HD-DVD, Blu-Ray, um console PlayStation 3 ou Xbox 360 é inexplicável. E quando o sinal de TV Digital for realidade? Compra-se o setup box (que ninguém garante que terá uma saída com vídeo HDTV - o garantido é que converterá o sinal digital em analógico SDTV) e pronto?

Na minha humilde opinião, televisores HDTV somente serão uma boa escolha quando já estiverem com o sintonizador de TV Digital integrado. Assim será um aparelho a menos (e um controle remoto a menos!). Quem sabe até lá o preço desses televisores não cai?

Nos comentários os leitores poderão dizer o que acham sobre essa evolução e se pretendem comprar televisores compatíveis com HDTV.

Um comentário:

  1. Obrigado Alan, pelo elogio e pelo link.

    Acabei de incluir o seu nos links de blogs favoritos.

    Gosto muito do seu blog, me mantém atualizado com as novas tecnologias.

    Abraços, Carlos

    ResponderExcluir