7 de setembro de 2011

Retorno ao blog

Deu pra notar que escrever no blog não é um trabalho que executo com assiduidade. E como já disse anteriormente não é por falta de assunto, mas por preguiça mesmo falta de tempo.

Estou escrevendo hoje, um belo (sei lá, vai que chove) feriado de 7 de setembro (e para quem não sabe, a data marca a independência Brasileira do “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”. Porém não enganem-se: foi por livre e espontânea pressão solicitação de uma amiga que retorno ao blog nessa data. Antes que ela tivesse a ideia de trollar nos comentários!

Assunto não falta, então pretendo ir liberando os posts ao longo do dia, afinal feriado de folga sem nada pra fazer é igual a blog atualizado!

Neste primeiro post, pretendo comentar sobre o assunto mais comentado desde 24 de agosto: a renúncia de Steve Jobs ao posto de CEO da Apple.

O assunto já foi discutido aos borbotões. Tudo o que eu pensar em escrever aqui com certeza já foi amplamente divulgado pelos mais diversos veículos de imprensa. Então, como ser diferente sendo igual? Se alguém souber, avisa. Estou aberto à sugestões!

Podemos classificar o Jobs de diversas formas: Lunático, excêntrico, exigente, carrasco, gênio… São diversas facetas, mas uma delas chama a atenção: a simplicidade.

Qual a melhor forma de vender um produto ou uma ideia? Para começar, acreditar nesse produto ou ideia que se pretende vender. Ninguém consegue fazer um discurso profético sem ser ridículo a não ser ele, mas isso se deve ao fato dele acreditar que esse discurso é mesmo profético. Alguém acreditava no sucesso do iPhone no lançamento? Alguém acreditava no ressurgimento da Apple? Alguém ao menos pensava que a iTunes Music Store venderia mais músicas que o mercado de CDs? Para todas essas perguntas existe a resposta “sim, Steve Jobs acredita”. O segundo passo para vender esse produto/ideia é torná-la simples para o público de forma que fique claro como o produto vai funcionar e deixar você achando que precisa daquilo para viver dali por diante ou como a ideia pode ser entendida e te deixar com o sentimento de “como ninguém pensou nisso antes?”.

Jobs veste simplicidade (o que não quer dizer que ele compra roupas na Impecável Maré Mansa). O jeans associado à camisa preta é sua marca. Podemos dizer que é o design pessoal? Sim. Tanto que seu substituto, Tim Cook, ultimamente aparece usando o mesmo look. Observe que Jobs sempre vendeu a simplicidade dos seus produtos, uma coisa como, tire da caixa, ligue na tomada, aperte um botão e use. Porque então se vestir com terno e gravata? Existe coisa mais complicada do que dar nó em gravata? Sim, usar um computador com Windows!

Alguém já percebeu que suas apresentações de slides não costumam ter mais do que duas frases pequenas, com três ou quatro palavras em cada frase? Geralmente os slides dele tem imagens ocupando a maior parte. Ele nunca usa termos técnicos. Alguém já viu o Jobs dizer que os iPods tem X GB de armazenamento? Ele simplesmente diz que no iPod cabem X músicas e ponto. Entendido o recado? Sim.

De todas as qualidades e defeitos do Jobs, a simplicidade é algo que considero ímpar. Não conheço ninguém que tenha o talento dele para tornar algo complicado em algo simples. O iPhone vem um um manual que é uma página, ensina como desbloquear o aparelho, como colocar ele em sleep e como navegar nos menus. Acabou. E todos os aplicativos do iPhone seguem a mesma filosofia, onde você só precisa saber desbloquear o aparelho, abrir o aplicativo, navegar nos menus e no final colocar o aparelho novamente em sleep. Posso dizer que a maioria esmagadora de donos de iPhone nem sabem quanto de memória RAM tem instalada lá dentro pra fazer ele funcionar. É disso que eu estou falando!

A saída dele do cargo de CEO não quer dizer que a Apple está no fim. Demonstra apenas o fim da segunda era Jobs, em que a Apple se consolidou como a empresa de capital aberto mais valiosa do planeta, cujas as invenções são extremamente simples e funcionais. Como será o futuro? Ninguém sabe. Mas se Tim Cook seguir um caminho Jobs-like, ele tem tudo para continuar na trilha do sucesso.

One more thing: Jobs não saiu da Apple! Ele vai presidir o conselho da empresa, o que quer dizer que ele se afastou apenas das decisões operacionais, mas vai continuar com seu escritório em 1, Infinite Loop, Cupertino, CA.

2 comentários:

  1. Ufa! que bom que voltou a postar. Você acredita que existem pessoas que não acreditavam no sucesso do iPhone?? que absurdo, né? rsrsrs. Espero que não caia a qualidade dos produtos...but... o caminho do sucesso é um só, depois que se está nele é só continuar reto na mesma estrada! beijão

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  2. ps: a amiga sou e SIM... eu iria fazer uma revolução aqui!! você foi esperto.

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