12 de setembro de 2014

O que significa o fim do iPod Classic?

Bem, o mais clichê seria dizer que é o fim de uma era. Isso já foi dito aos borbotões em sites de tecnologia e blogs internet afora. Não que não seja realmente o fim de uma era tecnológica, mas deixemos o brega para os outros.


No último dia 9, data de lançamento do iPhone 6(+), Apple Pay e Apple Watch (não sei porque mas eu prefiro ainda o nome iWatch), as lojas online da Maçã ficaram fora do ar. Nada de anormal, até porque sempre que há lançamento de produtos a linha é reajustada (tanto em disponibilidade quanto em preço) e no retorno o iPod Classic não estava mais entre nós.


Eu poderia fazer um texto longo, falando sobre como era a Apple quando o iPod foi lançado, como estava o mercado de música digital com a pirataria comendo solta, a RIAA pegando no pé do Napster, etc. Esse tipo de informação tem aos montes na web e basta pesquisar.


A retirada do iPod Classic das lojas da Apple é um movimento puro e simples de descontinuação. Junto do iPod Classic, morreram também o iPhone 4S e o iPad 2. O que esses aparelhos tinham em comum? O antigo conector de 30 pinos. E o fato de serem bisavôs dos atuais modelos.


Sim amigos, o iPod Classic simplesmente morreu - já não era atualizado há anos - porque seu conector de dados estava no telhado fazia muito tempo. Com os lançamentos a empresa de Cupertino decidiu cumprir com o inevitável: derrubar do telhado todos os aparelhos com conectores de 30 pinos e com isso encerrar definitivamente a fabricação de cabos e acessórios que só tomavam tempo e dinheiro da Apple.


Com o fim desses produtos não será mais necessário manter o suporte legado a uma tecnologia que já possuía facilmente mais de 10 anos. Era possível atualizar o projeto para o conector lightning? Sim, mas qual o sentido do iPod Classic hoje? A tela era pequena e de baixa resolução, não possuía touch screen, não usava memória flash, não rodava iOS e o único diferencial eram os 160 GB de armazenamento. Com o anúncio do iPhone 6(+) de 128 GB de memória flash e consequentemente os iPods Touch terão essa capacidade disponibilizada em futuro próximo (quem sabe no próximo evento da Apple?) não fazia sentido manter um produto na linha só porque ele era vintage.


A linha de iPods já há muito tempo não vive a glória do passado. Não representam tanto para a Apple em faturamento e já possui muitos aparelhos bem mais modernos e vantajosos que o Classic. De todos, o iPod Touch sem dúvida alguma é o representante mais interessante e se vier mesmo com 128 GB de armazenamento será um candidato muito interessante para a maioria dos consumidores.


Entendo que várias pessoas ficarão órfãs do produto. Não critico os saudosistas e até entendo eles. Também tenho saudades de várias coisas, mas com certeza o iPod Classic não está entre elas. Ele já havia contribuído o suficiente para a história de sucesso da Apple e merecia sua aposentadoria já tardia.


RIP iPod Classic.