13 de setembro de 2013

E o iPhone de baixo custo não é tão de baixo custo assim...

No dia 10 a Apple revelou ao mundo a sua nova (?) linha de iPhones, seu principal produto atualmente. Numa keynote digna de pena, corrida demais, pouco interessante e sem roteiro definido, foram demonstrados os novos aparelhos e seus novos recursos.

Nem pretendo comentar muito aqui sobre hardwares, recursos e novidades - poucas diga-se. Gostaria de comentar a estratégia por trás do iPhone 5C, o tão esperado aparelho de "baixo custo". O iPhone 5C só é mais barato para a Apple produzir portanto mais barato para a linha de produção aumentando a margem de lucro da empresa de Cupertino.

3 de setembro de 2013

Microsoft adquire a Nokia por US$ 7,2 bilhões


A Microsoft comprou a Nokia. O que isso significa na prática? Agora a estratégia de Redmond é ter uma estrutura vertical, controlando hardware e software, coisa que sempre foi combatida pela empresa diga-se de passagem. Um modelo de negócios igual ao da Apple e um movimento parecido com o do Google quando adquiriu a Motorola.

Parece que Alan Kay tinha mesmo razão: "Pessoas que levam o software à sério deveriam fabricar o seu próprio hardware", numa tradução livre.

Na prática, não muda muita coisa. Os melhores aparelhos com Windows Phone já saíam da Finlândia e lá foram desenvolvidos os maiores avanços do sistema da gigante de software. O que mais chama a atenção é que Stephen Elop agora é um candidato forte para a vaga de Ballmer. Na minha opinião, a melhor notícia oriunda da compra. Elop é muito mais sereno e focado que o "palhacinho" de Bill Gates.

Com o negócio, a Microsoft leva de bandeja a marca Lumia, já considerada sinônimo de Windows Phone de qualidade. Acabam os pedidos dos usuários de Android para uma versão desses aparelhos com o sistema do robô verde que era uma aposta de alguns analistas para a "salvação" da Nokia.

Desse negócio só posso afirmar que o rumorado Surface Phone agora vai sair do papel, mas sob a marca Lumia que já tem excelentes defensores como o Lumia 920 e o Lumia 1020 com suas câmeras ignorantemente boas e hardwares bem construídos. Eles só precisam de um software para controlar toda esse força bruta.