28 de setembro de 2011

A Lenovo lança o ThinkPad X1

Todos vocês sabem que o foco no blog não é fazer propaganda de nenhum produto, mas quando vamos falar de tecnologia não podemos deixar de citar algum. No caso desse post em específico quero tratar do novo ThinkPad X1 da Lenovo, mais focado no que ele traz de novidades úteis para o mundo dos portáteis do que na configuração do brinquedo.

Para começar, tenho que fazer uma volta ao passado. A linha de notebooks ThinkPad teve sua estréia sob os cuidados da IBM quando esta ainda fabricava PCs com foco no mercado doméstico. Apesar de estar classificado nessa linha, os ThinkPad nunca foram, digamos, domésticos. Primeiro pelo preço, porque geralmente custava o dobro do valor dos concorrentes diretos e segundo porque os diferenciais desses aparelhos não eram atrativos para os meros mortais.

Para começar, temos um gabinete fabricado com liga de magnésio, uma liga metálica resistente e leve. Quando fechado, pode-se dizer que esses aparelhos são praticamente indestrutíveis. A IBM ficou famosa pelos vídeos em que submetia esses aparelhos à condições extremas como ser atropelado por um automóvel compacto e continuar funcionando. Infelizmente um vídeo antigo que não consegui encontrar para ilustrar esse post. Vídeos como esse da Lenovo não são difíceis, mas o da IBM (em 2004) impressiona pelo fato de simplesmente ninguém naquela época acreditar na possiblidade.

8 de setembro de 2011

Netflix chega ao Brasil

Essa notícia é pra quem gosta de filmes e séries mas não quer pagar uma fortuna para ter a Net ou a Sky em casa: o Netflix, serviço de aluguel de filmes por streaming acabou de ser inaugurado no Brasil, com um valor bastante interessante: R$ 15,00 mensais.

Diferente do serviço prestado nos EUA (onde há o envio de DVDs pelo correio também), aqui no Brasil o serviço será restrito a assistir o conteúdo que você quiser, na hora que você quiser, quantas vezes você quiser, pagando apenas a assinatura mensal e a única exigência é uma conexão de internet de 0,5Mbps. Achei pouco, mas os caras dizem que é o suficiente. Eu pensaria em 1Mbps pra começar.

O Netflix Brasil começa compatível com as plataformas Nintendo Wii, Sony Playstation 3, Windows, Mac OS X, Samsung SmarTV e Western Digital TV Live Plus, todos comercializados oficialmente no país. Xbox 360, iPhone e iPad ficaram de fora do lançamento, mas o suporte está prometido para este ano ainda.

O grande diferencial do Netflix contra os serviços de TV por assinatura convencionais está presente apenas para aqueles que querem assistir filmes e séries. No Netflix você contará com uma vasta videoteca e poderá escolher o que quer assistir sem ter que esperar pela hora do filme/série. A qualidade do vídeo não será superior à Net HD ou mesmo a Sky HD, mas por R$15,00 reais mensais, um serviço que transfere o conteúdo pela internet, não dá pra exigir altíssima qualidade. Mesmo assim, acho que as operadoras de TV por assinatura devem começar a se mexer, porque o valor “social” cobrado é convidativo.

Social aparece entre aspas porque o custo do Netflix não está sozinho. Você precisa de uma forma de acesso à internet, que no Brasil ainda é muito caro. Ainda podemos ter problemas com operadoras concorrentes que operam serviços de internet também (Net, alguém?) bloqueando dificultando o acesso à rede da Netflix. Algo muito parecido com o que ocorre quando se tenta acessar a rede Torrent ou a rede Kad (emule e afins) com a justificativa mais esdrúxula possível: “o acesso a esses serviços congestiona a rede e prejudica parte dos usuários que tem sua velocidade reduzida em virtude desse congestionamento”. Tá bom…

De qualquer maneira, o Netflix Brasil ainda dá mais uma vantagem: um mês de graça para testar o serviço. Vale a pena conferir! Eu recomendo.

7 de setembro de 2011

Recall do Honda CR-Z

A montadora japonesa Honda anunciou nesta semana que fará o recall de pelo menos 80 mil unidades do híbrido CR-Z. Mas o que essa notícia tem haver com o Tecnologia dia-a-dia?

Tudo. Vamos primeiro explicar o recall: A Honda descobriu uma falha no software de comando do motor elétrico do CR-Z que pode, numa condição de bateria fraca, fazer com que o carro se desloque em um sentido contrário ao selecionado na alavanca de marchas, ocasionando acidentes. A falha é causada por um bug no software de gerenciamento do sentido do motor elétrico e por isso é assunto do blog.

Apesar de ser um problema grave, a montadora em questão afirma que trata-se de uma possibilidade e que nenhum acidente desse tipo foi registrado mas que o upgrade do software de gerenciamento do sentido do motor elétrico é extremamente recomendado aos proprietários do CR-Z. Esse upgrade leva em torno de 30 minutos nas concessionárias da marca.

Agora vamos discutir o assunto: na década de 90 a indústria automobilística começou uma substituição de componentes mecânicos dos automóveis por componentes eletrônicos com o objetivo de melhorar a performance dos carros, torná-los mais robustos e monitorar seu funcionamento. Sou a favor desses avanços tecnológicos nos automóveis, mas faço parte da minoria. Infelizmente a grande maioria dos usuários de automóveis no Brasil reclama, diz que não presta e torce o nariz para carros com componentes eletrônicos e o problema é cultural. Brasileiro não faz revisões periódicas muito menos manutenção preventiva, levando o carro para consertar somente quando algo quebra. Agora vem o pior: só leva o carro para consertar nas oficinais menos qualificadas para trabalhar com carros que tem componentes eletrônicos e os mecânicos lá presentes, que não se qualificaram ou estudaram para trabalhar com carros mais modernos só sabem falar mal das evoluções da indústria, deixando a má fama injustificada.

Evoluções como o sistema de freios ABS, motores Flex, Air Bags, controle de estabilidade, injeção eletrônica somente formam possíveis graças ao emprego de componentes tecnológicos aplicados aos automóveis. Esses componentes são controlados por computador que trazem programas específicos executados para gerenciar todos esses recursos. São dezenas de sensores captando o comportamento do carro e ajustando o mesmo para que a direção seja mais segura e confortável, consumindo a menor quantidade possível de combustível e entregando a maior performance possível. Como toda nova tecnologia que surge, temos problemas, como o apresentado pelo CR-Z, mas o resultado final é bom. Antigamente um problema no carburador do carro o tornava difícil de dirigir. Hoje, um problema no sistema de injeção eletrônica do carro habilita um modo de emergência, indicando no painel do carro que um problema ocorreu, mas na maioria das vezes o carro continua funcionando de forma aparentemente normal. O sistema foi pensado para que, em caso de problema, o carro permaneça funcionando da forma mais normal possível para que o condutor não fique à pé no meio da estrada, por exemplo.

O caso do CR-Z é somente um pequeno problema de uma grande evolução tecnológica que ainda estamos vivenciando. Ainda acredito que, no futuro, teremos carros tão avançados que o motorista será um opcional de série.

Em tempo: caso algum leitor seja o feliz proprietário de um CR-Z, verifique com a Honda se o seu modelo precisa passar pelo recall.

Retorno ao blog

Deu pra notar que escrever no blog não é um trabalho que executo com assiduidade. E como já disse anteriormente não é por falta de assunto, mas por preguiça mesmo falta de tempo.

Estou escrevendo hoje, um belo (sei lá, vai que chove) feriado de 7 de setembro (e para quem não sabe, a data marca a independência Brasileira do “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”. Porém não enganem-se: foi por livre e espontânea pressão solicitação de uma amiga que retorno ao blog nessa data. Antes que ela tivesse a ideia de trollar nos comentários!

Assunto não falta, então pretendo ir liberando os posts ao longo do dia, afinal feriado de folga sem nada pra fazer é igual a blog atualizado!

Neste primeiro post, pretendo comentar sobre o assunto mais comentado desde 24 de agosto: a renúncia de Steve Jobs ao posto de CEO da Apple.

O assunto já foi discutido aos borbotões. Tudo o que eu pensar em escrever aqui com certeza já foi amplamente divulgado pelos mais diversos veículos de imprensa. Então, como ser diferente sendo igual? Se alguém souber, avisa. Estou aberto à sugestões!

Podemos classificar o Jobs de diversas formas: Lunático, excêntrico, exigente, carrasco, gênio… São diversas facetas, mas uma delas chama a atenção: a simplicidade.

Qual a melhor forma de vender um produto ou uma ideia? Para começar, acreditar nesse produto ou ideia que se pretende vender. Ninguém consegue fazer um discurso profético sem ser ridículo a não ser ele, mas isso se deve ao fato dele acreditar que esse discurso é mesmo profético. Alguém acreditava no sucesso do iPhone no lançamento? Alguém acreditava no ressurgimento da Apple? Alguém ao menos pensava que a iTunes Music Store venderia mais músicas que o mercado de CDs? Para todas essas perguntas existe a resposta “sim, Steve Jobs acredita”. O segundo passo para vender esse produto/ideia é torná-la simples para o público de forma que fique claro como o produto vai funcionar e deixar você achando que precisa daquilo para viver dali por diante ou como a ideia pode ser entendida e te deixar com o sentimento de “como ninguém pensou nisso antes?”.

Jobs veste simplicidade (o que não quer dizer que ele compra roupas na Impecável Maré Mansa). O jeans associado à camisa preta é sua marca. Podemos dizer que é o design pessoal? Sim. Tanto que seu substituto, Tim Cook, ultimamente aparece usando o mesmo look. Observe que Jobs sempre vendeu a simplicidade dos seus produtos, uma coisa como, tire da caixa, ligue na tomada, aperte um botão e use. Porque então se vestir com terno e gravata? Existe coisa mais complicada do que dar nó em gravata? Sim, usar um computador com Windows!

Alguém já percebeu que suas apresentações de slides não costumam ter mais do que duas frases pequenas, com três ou quatro palavras em cada frase? Geralmente os slides dele tem imagens ocupando a maior parte. Ele nunca usa termos técnicos. Alguém já viu o Jobs dizer que os iPods tem X GB de armazenamento? Ele simplesmente diz que no iPod cabem X músicas e ponto. Entendido o recado? Sim.

De todas as qualidades e defeitos do Jobs, a simplicidade é algo que considero ímpar. Não conheço ninguém que tenha o talento dele para tornar algo complicado em algo simples. O iPhone vem um um manual que é uma página, ensina como desbloquear o aparelho, como colocar ele em sleep e como navegar nos menus. Acabou. E todos os aplicativos do iPhone seguem a mesma filosofia, onde você só precisa saber desbloquear o aparelho, abrir o aplicativo, navegar nos menus e no final colocar o aparelho novamente em sleep. Posso dizer que a maioria esmagadora de donos de iPhone nem sabem quanto de memória RAM tem instalada lá dentro pra fazer ele funcionar. É disso que eu estou falando!

A saída dele do cargo de CEO não quer dizer que a Apple está no fim. Demonstra apenas o fim da segunda era Jobs, em que a Apple se consolidou como a empresa de capital aberto mais valiosa do planeta, cujas as invenções são extremamente simples e funcionais. Como será o futuro? Ninguém sabe. Mas se Tim Cook seguir um caminho Jobs-like, ele tem tudo para continuar na trilha do sucesso.

One more thing: Jobs não saiu da Apple! Ele vai presidir o conselho da empresa, o que quer dizer que ele se afastou apenas das decisões operacionais, mas vai continuar com seu escritório em 1, Infinite Loop, Cupertino, CA.